logo RCN

Alunos da Escola Agrícola em Pirabeiraba participam de soltura de aves silvestres resgatadas

  • Foto: Secom / Divulgação -

Crianças testemunham a importância da liberdade das aves em ação educativa

Na manhã de quinta-feira (26), os alunos do sexto ano da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, localizada em Pirabeiraba, Santa Catarina, tiveram uma lição de vida e ecologia ao participar ativamente da soltura de 12 aves silvestres nativas, vítimas do tráfico e comércio ilegal de animais.

Essa emocionante experiência educativa foi possível graças ao trabalho conjunto da Delegacia de Investigação Criminal e Crimes ao Meio Ambiente da Polícia Civil, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), da vereadora Tânia Larson e do prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Antes da soltura das aves, as crianças tiveram a oportunidade de conversar com técnicos do IMA, a delegada Tânia Harada e o prefeito Adriano Silva, que destacaram a importância dessa iniciativa. "Escolhemos a Escola Agrícola para essa ação porque os alunos aqui são um exemplo, eles aprendem a cuidar dos animais. Os pássaros que soltamos são silvestres, mas estavam presos, então precisam de um tempo de adaptação. Serão espalhadas frutas pelos arredores da escola, e os alunos estarão atentos nos próximos dias", explicou o prefeito Adriano Silva.

A delegada Tânia Harada enfatizou o impacto do trabalho educativo com as crianças para evitar que animais silvestres sejam retirados de seu habitat natural. "Além de nossas ações de combate aos crimes ambientais, queremos que as crianças nos ajudem a conscientizar as pessoas com quem elas convivem de que o local de um animal silvestre é na natureza, e não na gaiola ou em uma jaula", afirmou a delegada.

Entre as aves devolvidas à natureza, estavam sabiás, azulões, pintassilgos, coleirinhos e trinca-ferros. Após a soltura, os alunos quebraram as gaiolas, seguindo a orientação dos técnicos do IMA.

Ana Clara Albrecht da Silva, de 12 anos, uma das alunas que participaram da ação, compartilhou sua perspectiva. "Os pássaros comem as sementes de frutas. É muito importante que essas aves estejam na natureza", disse a estudante. Seu colega Matias Clemente, também com 12 anos, expressou seu apoio à ação. "É uma ação muito boa, pela importância das aves na natureza. Fico muito triste quando vejo animais presos", lamentou Matias.

Ricardo Penteado, biólogo do IMA, explicou que as aves silvestres resgatadas são soltas somente após passarem por um acompanhamento veterinário rigoroso. "Eles precisam estar saudáveis e aptos a viverem novamente na natureza. E precisamos nos certificar de que não possam levar nenhuma doença aos animais que estão nas matas", destacou o biólogo.

Joinville é destaque internacional ao representar o Brasil em evento sobre educação Anterior

Joinville é destaque internacional ao representar o Brasil em evento sobre educação

Assembleia Geral da ONU avalia posição sobre guerra no Oriente Médio Próximo

Assembleia Geral da ONU avalia posição sobre guerra no Oriente Médio

Deixe seu comentário